Com a constante evolução tecnológica, rapidez de informações e inovações, é comum vermos itens que eram essenciais se tornarem obsoletos ou esquecidos.

Você sabia que isso pode acontecer também com sua marca?

Um dos bens mais valiosos de uma empresa é a sua marca – quando reconhecida, atrai consumidores somente pelo nome, ou conceito atrelado a ela.

Porém, é preciso ter a mente aberta e saber que até mesmo as maiores marcas precisam se reinventar.

Essa mudança deve ser vista como algo positivo, pois é uma forma de mostrar que a marca se mantém atualizada diante de seu público, transmitir novas mensagens ou renovar seu portfólio.

O rebranding é uma estratégia que visa realinhar os propósitos de uma marca, que pode vir desde uma alteração de design, logotipo, entre outros elementos, até uma mudança completa em toda comunicação da empresa. Porém é preciso ter um objetivo claro e comunicá-lo de forma eficiente.

Podendo ser:

Rebranding parcial – atualização do mix de produtos ou serviços ou lançar uma atualização de identidade visual.

É o que está ocorrendo hoje, por exemplo com a Vigor. A estratégia foi traçada nas mídias on-line e off-line para aumentar as categorias na cesta de compras do consumidor (de 3 para 6 produtos), através da divulgação da variedade de produtos em seu portfólio. As mensagens serão reforçadas por celebridades, para alcançarem diferentes perfis de consumidores.

Rebranding total – normalmente ocorre na fusão de duas empresas, com novos objetivos, mudando nome, mensagens e imagens, transformando a marca por completo.

Um exemplo foi a fusão das duas companhias aéreas LAN e TAM, formando a LATAM. Foi um longo processo de fusão que durou 2 anos até ser anunciado no mercado.

Tenha em mente que isso tudo deve ajudar o seu negócio a alcançar novos planos, novos mercados. Se a mensagem, o slogan, o logotipo ou os serviços já não refletem exatamente o foco da empresa, uma alternativa pode ser o rebranding.

Um case Propup de Rebranding foi a Mister Beef, que após 30 anos de história, entendeu que era o melhor momento para lançar uma nova marca, com melhor aplicabilidade, legibilidade e com uma personalidade mais forte e alinhada ao mercado, com uma nova linguagem que mantivesse a verdade da marca, sua essência, mas que permitisse uma aproximação ainda maior com seu público.

Veja as novas embalagens no link: https://goo.gl/JRck9n

Lembrando que qualquer mudança só é positiva quando vem junto com um bom trabalho de divulgação, afinal, se isso não acontecer, o trabalho não chegará ao consumidor e consequentemente ele não se identificará com a nova marca. Concordam?