Como trabalhar marcas como um todo

Em um mercado global e cada vez mais acirrado, o valor real de uma empresa está em sua capacidade de gerar caixa a partir de seu volume de vendas e sua margem de lucratividade. 

 

Mas onde encaixaremos as marcas nesse tabuleiro que representa o mercado?

 

As marcas são as peças desse jogo, a essência dos valores, visão e missão de uma organização; ativos que a permitem alcançar objetivos e diferenciais competitivos na mente dos consumidores gerando experimentação e lealdade. Sua força se concentra na capacidade de ajudar a empresa a conquistar e manter o relacionamento com o objetivo central desse jogo: o cliente. 

 

Não estamos a tratar aqui apenas do aspecto visual ou gráfico da marca numa alusão a "ponta do iceberg", mas sim da marca como um todo. Esses reais valores norteiam todo o planejamento estratégico que combina visão e paixão num verdadeiro mapa onde irá executar, com foco e disciplina, uma caminhada coerente e segura.

O desafio inicial está em implantar uma "cultura" que ajudará a definir o que a empresa realmente é e qual a maneira pela qual quer ser reconhecida, representando um movimento de dentro para fora. Missão, Visão e Valores serão a base de argumentos desta construção gráfica e até de processos de atendimento ao cliente.

O processo contínuo e delicado de construção de estratégias para marcas fortes tem nessas bases conceituais e práticas todo o direcionamento para um futuro de sucesso.

 

Existem várias razões internas e externas para uma empresa se fundamentar ou gerir marcas de sucesso a partir dessa tríade. A mais coerente delas é que quando o ecossistema formado por seus clientes, parceiros e fornecedores está bem mapeado e as crenças que a empresa possui são claras, a resposta compreensiva e principalmente verdadeira às demandas ou necessidades passa a ser uma poderosa ferramenta de sucesso para o ambiente de negócios que ela está inserida. 

 

O posicionamento, a partir daí, cria a percepção do produto, serviço, marca ou identidade da empresa.

 

Neste contexto, o design surge como uma poderosa ferramenta que faz a gestão de aspectos estratégicos, técnicos e criativos, trabalhando na materialização dessa identidade organizacional e permitindo a comercialização de produtos e serviços, além da interação com o público-alvo.

 

Estratégias bem-sucedidas para a criação de uma marca de sucesso têm suas raízes nessas vantagens competitivas da empresa e na habilidade de identificar oportunidades no mercado com a ideia clara de quem a empresa é, para onde vai e como vai.

 

Marcio Rogério Martins é proprietário da Propup, graduado em Design – Programação Visual pela Unesp e pós-graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas