Como trabalhar marcas como um todo
Em um mercado global e cada vez mais acirrado, o
valor real de uma empresa está em sua capacidade de gerar caixa a partir de seu
volume de vendas e sua margem de lucratividade.
Mas onde encaixaremos as marcas nesse tabuleiro que
representa o mercado?
As marcas são as peças desse jogo, a essência dos
valores, visão e missão de uma organização; ativos que a permitem alcançar
objetivos e diferenciais competitivos na mente dos consumidores gerando
experimentação e lealdade. Sua força se concentra na capacidade de ajudar a
empresa a conquistar e manter o relacionamento com o objetivo central desse
jogo: o cliente.
Não estamos a tratar aqui apenas do aspecto visual
ou gráfico da marca numa alusão a "ponta do iceberg", mas sim da
marca como um todo. Esses reais valores norteiam todo o planejamento estratégico
que combina visão e paixão num verdadeiro mapa onde irá executar, com foco e
disciplina, uma caminhada coerente e segura.
O desafio inicial está em implantar uma "cultura"
que ajudará a definir o que a empresa realmente é e qual a maneira pela qual
quer ser reconhecida, representando um movimento de dentro para fora. Missão,
Visão e Valores serão a base de argumentos desta construção gráfica e até de processos
de atendimento ao cliente.
O processo contínuo e delicado de construção de
estratégias para marcas fortes tem nessas bases conceituais e práticas todo o
direcionamento para um futuro de sucesso.
Existem várias razões internas e externas para uma
empresa se fundamentar ou gerir marcas de sucesso a partir dessa tríade. A
mais coerente delas é que quando o ecossistema formado por seus clientes,
parceiros e fornecedores está bem mapeado e as crenças que a empresa possui são
claras, a resposta compreensiva e principalmente verdadeira às demandas ou
necessidades passa a ser uma poderosa ferramenta de sucesso para o
ambiente de negócios que ela está inserida.
O posicionamento, a partir daí, cria a percepção do
produto, serviço, marca ou identidade da empresa.
Neste contexto, o design surge como uma poderosa
ferramenta que faz a gestão de aspectos estratégicos, técnicos e criativos,
trabalhando na materialização dessa identidade organizacional e permitindo a
comercialização de produtos e serviços, além da interação com o público-alvo.
Estratégias bem-sucedidas para a criação de uma
marca de sucesso têm suas raízes nessas vantagens competitivas da empresa e na
habilidade de identificar oportunidades no mercado com a ideia clara de quem a
empresa é, para onde vai e como vai.
Marcio
Rogério Martins é proprietário da Propup, graduado em Design – Programação
Visual pela Unesp e pós-graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas