Dona Arminda era excelente costureira e o seu marido, o Seu Ernesto era
ótimo vendedor. Possuíam um espaço
razoável em frente à sua casa e resolveram que seria uma ótima ideia abrir uma
lojinha de confecções, onde só venderiam as roupas de sua própria marca. Mas aí
lembraram de um detalhe: não tinham uma marca.
– O filho do Josias trabalha com
esse negócio de propaganda, dá uma ligada pra ele, Ernesto!
– Não, esse negócio é muito caro,
vamos pensar em um nome legal e pedir pro Seu Nonô Carpinteiro fazer uma
plaquinha pra loja!
Seu Ernesto não fez o que a esposa sugeriu. Poucos dias depois, estava
aberta a lojinha, com a placa que o Seu Nonô havia feito. Só que o nome ficou
meio ruim, o nome na placa também não ficou grande coisa e eles resolveram
colocar outro nome nas etiquetas das roupas.
E as etiquetas também não ficaram grande coisa e o Seu Ernesto começou a
se perguntar por qual motivo os produtos estavam encalhados, se eram de tão boa
qualidade. “O filho do Josias trabalha com esse negócio de propaganda, dá uma
ligada pra ele, Ernesto! ”. De repente a
ideia da Dona Arminda parecia ser um bom conselho, e lá se foi o Seu Ernesto
atrás do Josias e seu filho.
Seu Ernesto voltou pra casa com duas alternativas:
1. recomeçar direito, criando um novo nome, um novo logotipo, uma nova
fachada, novas etiquetas e um material de divulgação;
2. ou desenvolver um material de divulgação para uma marca inadequada,
que não demonstra a qualidade dos seus produtos.
Ou seja, Seu Ernesto percebeu que havia começado errado! E no final,
qualquer alternativa que escolhesse o faria gastar muito mais dinheiro do que
se tivesse procurado o profissional certo desde o início.
Um case Propup de
começar da maneira correta é o do Monkafé, que antes de abrir seu espaço, percebeu
que precisaria de uma marca apropriada.
Ao invés de procurar o Seu Nonô Carpinteiro, os proprietários buscaram
profissionais capacitados para desenvolver um trabalho que refletisse a
essência da marca, permitindo uma melhor aproximação do seu público.
O projeto surgiu para a Propup como um grande desafio: mudar a percepção
das pessoas sobre cafeterias especiais.
Se até então esses espaços eram associados à ambientes requintados,
sofisticados e por vezes frios e distantes, a proposta era provar o oposto.
Assim nasce um posicionamento que buscava transmitir a essência dessa nova
cafeteria: um lugar divertido, descontraído, quente e acolhedor.
Veja mais no link: https://bit.ly/2PwjPwP