Dona Arminda era excelente costureira e o seu marido, o Seu Ernesto era ótimo vendedor.  Possuíam um espaço razoável em frente à sua casa e resolveram que seria uma ótima ideia abrir uma lojinha de confecções, onde só venderiam as roupas de sua própria marca. Mas aí lembraram de um detalhe: não tinham uma marca.

 – O filho do Josias trabalha com esse negócio de propaganda, dá uma ligada pra ele, Ernesto!

 – Não, esse negócio é muito caro, vamos pensar em um nome legal e pedir pro Seu Nonô Carpinteiro fazer uma plaquinha pra loja!

Seu Ernesto não fez o que a esposa sugeriu. Poucos dias depois, estava aberta a lojinha, com a placa que o Seu Nonô havia feito. Só que o nome ficou meio ruim, o nome na placa também não ficou grande coisa e eles resolveram colocar outro nome nas etiquetas das roupas.

E as etiquetas também não ficaram grande coisa e o Seu Ernesto começou a se perguntar por qual motivo os produtos estavam encalhados, se eram de tão boa qualidade. “O filho do Josias trabalha com esse negócio de propaganda, dá uma ligada pra ele, Ernesto! ”.  De repente a ideia da Dona Arminda parecia ser um bom conselho, e lá se foi o Seu Ernesto atrás do Josias e seu filho.

Seu Ernesto voltou pra casa com duas alternativas:

1. recomeçar direito, criando um novo nome, um novo logotipo, uma nova fachada, novas etiquetas e um material de divulgação;

2. ou desenvolver um material de divulgação para uma marca inadequada, que não demonstra a qualidade dos seus produtos.

Ou seja, Seu Ernesto percebeu que havia começado errado! E no final, qualquer alternativa que escolhesse o faria gastar muito mais dinheiro do que se tivesse procurado o profissional certo desde o início.

Um case Propup de começar da maneira correta é o do Monkafé, que antes de abrir seu espaço, percebeu que precisaria de uma marca apropriada.  Ao invés de procurar o Seu Nonô Carpinteiro, os proprietários buscaram profissionais capacitados para desenvolver um trabalho que refletisse a essência da marca, permitindo uma melhor aproximação do seu público.

 

O projeto surgiu para a Propup como um grande desafio: mudar a percepção das pessoas sobre cafeterias especiais.

Se até então esses espaços eram associados à ambientes requintados, sofisticados e por vezes frios e distantes, a proposta era provar o oposto. Assim nasce um posicionamento que buscava transmitir a essência dessa nova cafeteria: um lugar divertido, descontraído, quente e acolhedor.

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